Jump to Main Content

Prefácio, por Antonio Miguel Fernandes*

*Presidente do Conselho Regional
de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro

O convite para prefaciar este livro me honra por dois motivos: o autor Fabiano Coelho e esta obra, que considero especialíssima.

Falar de Fabiano Coelho é motivo de extremo orgulho. Fabiano está, praticamente, no início da sua carreira profissional, pois se trata de um jovem. A juventude não o impede de tomar decisões maduras, todas provenientes da sua ótima formação familiar, acadêmica e agora, também, fruto da sua correta conduta profissional.

Conheci Fabiano Coelho na condição de seu professor no Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis, da Fundação Getulio Vargas, na cidade do Rio de Janeiro, em 2000. Como tudo que faz, se destacou na turma pelo interesse acadêmico e excelente aproveitamento. À época, quando da realização da Pós-graduação, já estava cursando o Programa de Mestrado em Contabilidade, da UERJ. Pode-se ver que o autor deste livro não é um personagem comum, já que se formou em Ciências Contábeis, fez Pós-graduação em Ciências Contábeis e, também, se tornou Mestre em Contabilidade.

Profissionalmente, além do magistério e da coordenação de cursos de pós-graduação, com destaque para sua atuação no programa FGV Management, Fabiano é consultor de empresas, onde atua fortemente na orientação aos clientes em questões gerenciais cruciais para a sobrevivência e expansão das empresas. Apesar de atuar a menos de dez anos no mercado de consultoria, tem obtido grande sucesso no meio empresarial.

A qualidade profissional do autor pode ser comprovada pela estruturação e pelo conteúdo deste livro. Ao abordar o tema Formação de Preços de Vendas, que considero importantíssimo e que poucos dominam, o autor o faz de maneira diversificada, apontando as vantagens e as desvantagens na adoção das diversas metodologias constantes na obra.

O livro possui um linguajar de fácil compreensão, o que permitirá ao leitor absorver a importância da estratégia na definição da metodologia para a formação de preços, que a obra procura transmitir, bem como a capacidade da gestão financeira, através da adequada utilização das diversas fontes de recursos disponíveis no mercado e, principalmente, pela abordagem mercadológica desenvolvida pelo autor, quando alerta para a relevância da formação do preço de venda, sempre associado ao mercado consumidor, ou pelo menos, que este seja um parâmetro dentro do processo de tomada de decisão.

Como tenho certeza de que este é o primeiro livro, escrito individualmente, de uma grande série, espero ter bastante saúde para no futuro voltar a ser convidado para prefaciar outras obras do Professor Fabiano Coelho.